Unidades Residenciais Familiares

O Brasil, com seus 193.000.000 de habitantes, conta com aproximadamente 57,7 milhões de Unidades Residenciais Familiares, considerando-se dados do IBGE que indicam a composição média de 3,53 pessoas/família.

Entretanto, para facilitar cálculos, adotamos a composição média de 4 pessoas/família, diminuindo assim o número de Unidades Residenciais Familiares para 48.250.000.

A produção de refrigerantes e água mineral projetados para 2012 indicam o consumo per capita de 163,3 litros. Então, como consequência, cada família deverá consumir 653,2 litros desses produtos distribuídos em todos os tipos de embalagem (metal, alumínio, vidro, Pet, PVC, etc.).

Outros produtos de higiene/comestíveis e limpeza embalados em frascos fabricados com Pet por falta de dados precisos, nesse instante, terão o descarte das embalagens considerado em torno de 10% (*).

Como nossa preocupação está concentrada apenas na possibilidade de recolhimento de frascos e garrafas Pet pós-consumo, vamos extrair dados das tabelas anteriores, relativos a essas embalagens, para chegar à quantidade e ao volume real descartados em cada Unidade Residencial Familiar (mais significativa Fonte Consumidora), ou seja:

SOMENTE ENGARRAFADOS
EM PET

DESCARTE PÓS CONSUMO – ANUAL

PER CAPITA

Unidade Residencial Familiar¹

CONSUMO Litros

Unidades (garrafa/frasco)

VOLUME REAL² a DESCARTAR

CONSUMO
Litros

Unidades (garrafas)

VOLUME REAL² a DESCARTAR

Refrigerantes

65

40

110,5 LITROS

260

160

442 LITROS

Água Mineral

22

29

37,4 LITROS

88

116

149,6 LITROS

(*) Outros produtos

8,7

6,9

14,8 LITROS

34,8

27,6

59,1 LITROS

Total

95,7

75,9

162,7 LITROS

382,8

303,6

650,8 LITROS

Notas: (1) - composição familiar 4 pessoas; (2) – volume útil + 70% do volume adicional (formato das garrafas).

Lembrete: Nos Estados de maior consumo o número de frascos e garrafas Pet descartados acresce em até 100%.

O consumo diário de refrigerante e água mineral, somado ao uso de outros líquidos consumíveis ou não, na Unidade Residencial Familiar corresponde a 1,05 litros, porém o volume real do descarte é de 1,8 litros.

À primeira vista, temos a sensação de que o pequeno volume (1,05 litros) a descartar não é significativo. Então, são descartadas imediatamente após o consumo no lixo doméstico (embaladas em sacolas ou sacos plásticos juntos com outros orgânicos e rejeitos) e dispostas para a coleta pública regular sem observar o volume real do descarte ocupado nas lixeiras.

Acreditamos que essa situação possa ser revertida nas Unidades Residenciais Familiares que puderem contar com facilidades para a separação e o armazenamento específico dessas embalagens e frascos Pet, acumulando-as por períodos, convenientes a cada família, para descarte em locais apropriados que permitam a sua reciclagem.

Os Suportes Recopet foram desenvolvidos para permitir essas facilidades na Unidade Residencial Familiar. Podem armazenar separadamente os frascos e as garrafas Pet referentes ao consumo médio familiar de até 15 dias, sem a necessidade de sacolas e sacos plásticos. Frascos e garrafas Pet pós-consumo poderão então ser transportados, diretamente no próprio Suporte Recopet , com frequências quinzenais aos Postos de Entrega Voluntária, evitando o incômodo e inadequado descarte diário nas lixeiras domésticas.

2011 - todos os direitos reservados - Recopet